Sal e Luz: Quando a presença de Deus faz diferença na sua vida e afeta ao seu redor.


— Vocês são o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens.   — Vocês são a luz do mundo.   Não se pode esconder uma cidade situada no alto de um monte.  Nem se acende uma lamparina  para colocá-la debaixo de um cesto, mas num lugar adequado onde ilumina bem todos os que estão na casa.  Assim brilhe também a luz de vocês diante dos outros, para que vejam as boas obras  que vocês fazem e glorifiquem o Pai de vocês, que está nos céus.

Mateus 5:13‭-‬16 NAA

 

O sal é algo simples encontrado nos mercados, mas que dá sabor que não pode faltar em determinados alimentos. A luz é outro elemento ao qual o ser humano não vive sem, se acabar a luz hoje em dia usamos os aparelhos celulares pra iluminar e enxergar na escuridão.

Assim deve ser o cristão, dar sabor e iluminar aonde for colocado por Deus. Seja no trabalho, escola, família… o cristão sempre tem que mostrar a diferença que vem através do Espírito Santo. Podemos não perceber, mas sempre tem alguém nos observando e olhando nossas atitudes, principalmente o ímpio que sempre quer achar algum erro em quem crer em Deus para poder julgar. Mas quando somos guiados pelo Espírito Santo nos tornamos sal e luz, não há mais lugar para as trevas em nossas vidas, somos a Diferença neste mundo.

O sal era usado pelos judeus para curar feridas:

Quanto ao seu nascimento, no dia em que você nasceu, não lhe cortaram o cordão umbilical, nem a lavaram com água para que ficasse limpa, nem a esfregaram com sal, nem a enrolaram em panos. Ezequiel 16:4 NAA

O sal era usado em todas as ofertas para Deus:

Tempere com sal todas as suas ofertas de cereais. Na sua oferta de cereais você não deixará faltar o sal da aliança do seu Deus; em todas as suas ofertas você aplicará sal. Levítico 2:13 NAA

E também para da sabor, como por exemplo nas palavras:

Que a palavra dita por vocês seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibam como devem responder a cada um. Colossenses 4:6 NAA

Andar na luz você não tropeça nos pecados:

“Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado” (I Jo 1.7).

O Senhor separa a luz das trevas:

E Deus viu que a luz era boa e fez separação entre a luz e as trevas. Gênesis 1:4 NAA

E onde há luz as trevas não prevalecem:

A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela. João 1:5 NAA

Somos o brilho do Senhor aqui na terra:

Porque no passado vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz. Efésios 5:8 NAA


Eu poderia falar mais sobre os benefícios do sal e da luz, mas devo advertir que o sal e a luz usados de forma exagerada estraga tudo aquilo que era pra ser bom com eles, não é isso que Deus quer de nós.

Aí você pode dizer: Mas não é pra ser sal, luz e ofuscar as trevas? Eu te respondo que sim, mas tudo feito de acordo com Espírito e um dos frutos do Espírito é a Temperança. Temperança significa equilíbrio e domínio próprio. Devemos fazer tudo com ordem e decência sem exagero, lembre-se do que Jesus disse no Evangelho de Marcos, Jesus lembra a seus discípulos que “O sal é bom; mas, se o sal vier a se tornar insípido, como lhe restaurar o sabor? Tenham sal em vocês mesmos e paz uns com os outros. Marcos 9:50 NAA”. O mesmo vale pra luz, se ela for muito forte ela pode causar problemas na visão.

Então sejamos sal e luz temperados pelo Espírito, trazendo sabor, cura, esperança, brilho, preservação e paz neste mundo sem gosto e cheio de trevas.


Comentários

Postagens mais visitadas da semana

O Descanso de Deus para Você

Senhor Deus, tu o sabes

Confiando Quando Não Entendemos

Mulheres da Bíblia Sara (Gênesis)

Não reclame de nada

Profetize o seu futuro!

Confia no SENHOR de todo o teu coração