Série Superando Vales: VII - Restituição
VII) Restituição:
Há restituição e recompensa para todos os que conseguem superar os vales. Um exemplo bíblico é Rute, que deixou o seu vale pessoal (sua vida passada em Moabe, terra de idolatria e escassez) para seguir sua sogra de volta a Belém de Judá onde conheceu o verdadeiro Deus, fez aliança com Ele e pôde, então, tomar posse de uma terra fértil e próspera. Ela chegou de maneira pobre e humilde; procurou um trabalho simples, como catar o resto das espigas das searas de cevada e trigo (respigar, como diz a Palavra); entretanto, achou graça diante dos olhos de Boaz, o Resgatador, que prefigura Jesus, podendo, assim, ter o direito a uma nova vida. De uma simples catadora de espigas, Rute se transformou na ‘dona do campo’, senhora de toda aquela terra, junto com seu marido, sua sogra e seu filho, Obede. Rute trabalhou na mesma terra que lhe foi dada, ou seja, ela ‘semeou’ seu trabalho e seus sonhos ali, e foi honrada, ganhou de volta, multiplicado, tudo o que ‘investiu’ e cuidou.
Quando conseguimos superar nosso vale, estamos prontos para materializar o sonho do nosso coração, pois encontramos graça diante de Jesus, nosso Resgatador, e recebemos o direito de reinar na nossa própria terra. Aqui os intrusos não entram, apenas aqueles que o Senhor já preparou para serem os nossos companheiros, trabalhadores da Sua seara na terra. Aqui, nosso sonho, nosso filho, nosso Obede, pode glorificar a Deus pelas conquistas que Ele nos proporcionou, e nós podemos nos alegrar, pois sabemos que deixaremos uma descendência santa diante Dele.
Uma das coisas que precisamos fazer enquanto passamos pelo vale é semear na terra que queremos conquistar, a fim de termos direito a ela. Sem semeadura não há colheita. É preciso trabalhar com afinco naquilo que queremos ter ou nos projetos que desejamos atingir; saber investir de todas as formas no nosso sonho, inclusive financeiramente. Quando ‘lançamos a enxada’ profundamente, com esforço, com choro, com dor, sem ajuda real de ninguém, podemos ter a certeza de que alguém nos vê, Jesus, e que Ele jamais nos desamparará; pelo contrário, contribuirá para a nossa vitória, guardando o nosso tesouro até o fim, como diz a bíblia (2 Tm 1: 12). Ele sabe multiplicar as sementes que plantamos, principalmente quando plantamos no solo fértil do reino de Deus, profetizando as nossas bênçãos com fé, agindo de acordo com a Palavra e nos apegando às Suas verdades.
Se você conseguiu superar todas as provas até aqui, está apto para tomar posse da sua terra. Você vai entrar na fase de restituição em sua vida; poderá gozar dos frutos resultantes das sementes que plantou com choro. E aquilo que o Senhor lhe dá, você não perderá nunca mais, pois está escrito: “O homem não pode receber coisa alguma se do céu não lhe for dada” (Jo 3: 27). Receba, então, o consolo do Espírito Santo através da Palavra:
“Quando o Senhor restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha. Então, a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua, de júbilo; então, entre as nações se dizia: Grandes coisas o Senhor tem feito por eles. Com efeito, grandes coisas fez o Senhor por nós; por isso, estamos alegres. Restaura, Senhor, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe. Os que com lágrimas semeiam, com júbilo ceifarão. Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo trazendo os seus feixes” (Sl 126: 1-6).
Fonte: Transpondo os Vales.
Comentários
Postar um comentário