Mulheres da Bíblia – Mulher de Noé (Gênesis)

Mulheres da Bíblia – Mulher de Noé (Gênesis)
 
REFERÊNCIA BÍBLICA: (Gênesis 6:18; 7:7, 13; 8:16, 18)
SIGNIFICADO DO NOME: Segundo a tradição judaica não bíblica, é chamada de Noéma ou Naamá (Na'amah - cheia de beleza)
OCUPAÇÃO: Guardiã do lar, mãe, esposa e auxiliadora na arca.
LOCAL: Mesopotâmia       
ÉPOCA: Criação do Mundo pós dilúvio – A.C
RELACIONAMENTO COM DEUS
Até então, a vida da esposa de Noé era simples. Ela cuidava de Noé, de seus filhos e do seu lar. Ele tinha uma vida sem preocupação, pois tinha o Senhor. Ela não imaginava que a sua vida e a de todos da sua família iria mudar. Tudo começou com "o chamado do Senhor". Disse Deus a Noé: "... O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência e eis que os desfarei com a terra" (Gênesis 6:13).
E ainda disse a ele que fizesse uma arca de madeira de gofer. Nela entraria ele, seus filhos, sua esposa e as mulheres de seus filhos, pois ele iria trazer "um dilúvio de águas sobre a terra, para desfazer toda a carne em que há espírito de vida debaixo dos céus ..." (Gênesis 7:17).



Enquanto Noé, um homem fervoroso, apressava-se em obedecer a Deus, a Sra. Noé deve ter pensado: “O que posso fazer? Como posso ajudá-lo a cumprir o plano de Deus?”

✔️Orar. Ela podia orar: pela humanidade por causa do terrível julgamento de Deus; por seu marido, porque ele servia ao Senhor; e por sua família, para que todos seguissem a Deus.

✔️Optar. Ela podia optar por seguir os mandamentos do Senhor, em vez de seguir os princípios do mundo.

✔️Encorajar. Ela podia encorajar Noé em seu trabalho. Todos os maridos, inclusive Noé, desejam ter uma mulher animada, firme e que tenha palavras de esperança, apoio e segurança.

✔️Instruir. Ela podia persistir em compartilhar sua fé com os filhos e noras. Aquele não era o momento de ensinar apenas com seu exemplo de vida, mas sim de falar! A vida e a alma de todos estavam em perigo!

✔️Crer. Ela talvez tenha sentido dúvidas a respeito da "arca” e do “dilúvio”, mas preferiu acreditar na profecia.

✔️Ajudar. Ela provavelmente não tinha como ajudar muito na construção da arca, mas podia ajuntar os animais e os alimentos necessários para aquela misteriosa viagem de fé.

✔️Seguir. Ela podia, pela fé, seguir as instruções diárias de seu marido durante os 43.800 dias dentro da arca da salvação que transportava sua família para um futuro desconhecido (1 Pedro 3.20).


PONTO RELEVANTE
Talvez a esposa de Noé tenha ficado com medo a princípio, mas finalmente ela decidiu seguir os planos de Deus. Quando seguimos tudo o que Deus diz, no final dá certo. A mulher de Noé decidiu arregaçar as mangas e dizer de todo o coração: "Eis-me aqui! Em que posso ajudar?" Não reagiu como a esposa de Jó que era reclamona e rixosa, mas como Deus quis - se esforçou para estar no centro da Sua vontade.


DEVO IMITAR:
 
1- Ela orava.

2- Ela exortava.

3- Ela ajudava.

4– Ela confiou no marido

5– Companheirismo

6– Obediência
 
7 – Amor
 
8– Fé e Esperança

DEVO EVITAR:
---

REFERÊNCIAS CONSULTADAS:
Mulheres Que Amaram A Deus: 365 DIAS COM AS MULHERES DA BÍBLIA Livro por Elisabeth George

A ESPOSA DE NOÉ - A QUE CREU NA PROFECIA Valdenira Nunes de Menezes Silva





Comentários

Postagens mais visitadas da semana

O Descanso de Deus para Você

Senhor Deus, tu o sabes

Confiando Quando Não Entendemos

Mulheres da Bíblia Sara (Gênesis)

Não reclame de nada

Profetize o seu futuro!

Confia no SENHOR de todo o teu coração