Mulheres da Bíblia – Hagar (Gênesis)
Mulheres da Bíblia – Hagar (Gênesis)
REFERÊNCIA BÍBLICA: SIGNIFICADO DOS NOMES: Agar era uma mulher egípcia e seu nome talvez tenha sido dado por Abraão quando ela saiu do Egito para ser serva em sua casa. O nome Hagar é de origem semítica e pode significar algo como “fuga”. RELACIONAMENTO COM DEUS No entanto, teve um encontro incomum estava vendo, mudou sua forma de ver a vida. “Tu és o Deus que me vê”, a fonte do Deus que me vê. Hagar, então, pôde ver e provar que o SENHOR era bom e que ela seria uma serva leal. Beer-La-Roi, a fonte onde “eu vi aquele que me vê”. Deus tornou a socorrê-la, anos mais tarde, quando a sua fé minguou e os seus olhos se cegaram pelo desespero. |
RESUMO DA VIDA
É possível que Agar tenha sido adquirida por Abraão durante o período em que ele ficou no Egito. A história de Agar entra no foco bíblico por conta do plano de Sara, esposa de Abraão, em oferecê-la ao patriarca como alternativa para gerar um filho dele.
Mas, como então aquele que era gerado segundo a carne perseguia o que o era segundo o Espírito, assim é também agora.
Mas que diz a Escritura? Lança fora a escrava e seu filho, porque de modo algum o filho da escrava herdará com o filho da livre.
De maneira que, irmãos, somos filhos, não da escrava, mas da livre. Gálatas 4:21-31
PONTO RELEVANTE
...Tu és Deus que vê.Gênesis 16.13
Maldição ou uma bênção? O fato de Deus ser onipresente (Ele está em todos os lugares) e onisciente (Ele sabe tudo) é uma maldição ou uma bênção? Pergunte a Hagar, uma das mulheres escolhidas por Deus, que se defrontou com esses dois atributos insondáveis de Deus! Hagar correu para o deserto a fim de fugir das dificuldades de sua vida doméstica. Quando estava arrasada, sem nenhuma esperança, o anjo do Senhor a encontrou. Hagar não teve dúvidas sobre o que havia acontecido: ela avistara a encarnação do próprio Deus, uma visão de força e graça, de misericórdia e fé, um verdadeiro anjo da esperança! “Então ela invocou o nome do Senhor, que lhe falava: Tu és Deus que vê; pois disse ela: Não olhei eu neste lugar para aquele que me vê? Por isso aquele poço se chama Beer-Laai-Roi”, cuja tradução é “poço daquele que vive e me vê”. Além de ser onipresente e onisciente, o seu Deus é imutável, isto é, Ele nunca muda. Isso significa que o mesmo Deus que atendeu à súplica de Hagar atenderá à sua.
Portanto:
✔️ Sabendo que Deus provê todas as coisas, nada lhe faltará (Sl 23.1).
✔️Sabendo que Deus a conduz, você nunca estará sozinha (Sl 23.3).
✔️ Sabendo que Deus está a seu lado, você nunca temerá (Sl 23.4).
✔️Sabendo que Deus a conforta, você sempre terá ânimo (Sl 23.4).
Você ainda questiona se a onipresença e a onisciência de Deus são uma bênção? Quando ninguém enxergar suas lutas, dificuldades e impossibilidades, busque esperança e conforto no fato de que o Deus onisciente, onipresente e imutável é o Deus que vê. “Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos” (1 Pe 3.12). Que bênção maravilhosa!
O que Deus vê? Ele vê: E como Deus responde?
sua aflição
• Ele está sempre trabalhando.
suas lutas
• Ele está pondo em prática
seus sofrimentos físicos seus planos para a sua vida
• Ele provê o que você necessita.
sua fidelidade
• Ele está pronto a ajudá-la.
suas necessidades
• Ele tem compaixão de você
O que aprendemos com Hagar: Um dos muitos nomes maravilhosos de Deus é Jeová-jire, que significa. “Deus proverá”. Hagar passou a apreciar essa gloriosa verdade quando Deus atendeu às suas necessidades. Ela era uma mulher carente que passou a receber as misericordiosas provisões de Deus. Enquanto você analisa o que Deus concedeu a Hagar, lembre-se de que Ele faz o mesmo por você em tempos de necessidade.
• Conforto: Hagar e seu filho estavam sozinhos e à beira da morte quando Deus se fez presente. Tomando a iniciativa, Deus salvou mãe e filho, abandonados e perdidos. Deus viu a angústia de ambos, ouviu seus gritos de desespero e confortou-os, tanto física como emocionalmente. Você está precisando muito do conforto, da presença e da provisão de Deus? Anime-se! Deus vê suas aflições, ouve seus clamores e a conforta em momentos de angústia.
• Coragem: Sozinha para criar e cuidar de seu filho, Hagar estava fracassando nessa tarefa. O suprimento de água acabara e não havia ninguém por perto para ajudá-la. Deus, porém, transmitiu coragem à exausta Hagar. “Não temas!”, Ele disse - palavras que soaram como um brado de esperança vindo do céu. Você já sentiu o desespero de um fracasso? Já lutou por algo sem ter nenhuma esperança? Não tenha medo! O Senhor conhece todas as suas necessidades.
• Instrução: A instrução de Deus foi acompanhada de palavras de ânimo. Deus disse a Hagar: “Levanta o rapaz, segura-o pela mão.” Ela não devia desistir da vida, desistir do filho, desistir de Deus. Ao contrário, Hagar devia erguer-se, levantar o rapaz e prosseguir!
• Promessa: Mostrando que nem tudo estava perdido para seu filho, Deus prometeu a Hagar: “Eu farei dele um grande povo.” Quando não havia mais nenhum raio de esperança visível, Deus fez uma promessa a Hagar, enquanto ela segurava o filho pela mão. Incentivada por aquela promessa, Hagar teve forças para prosseguir. Ismael viveria para tornar-se o líder de uma grande nação.
Minha querida, seja qual for sua situação; você recebeu a promessa de ter “todas as coisas que conduzem à vida” (2 Pedro 1.3). Você também pode prosseguir incentivada pela promessa fiel de Deus.
• Orientação: Quer Hagar tenha voltado o olhar para Deus quer não, Ele não deixou de olhar por ela e cuidar dela. “Deus abriu-lhe os olhos” e mostrou-lhe um poço nas proximidades. Ele conduziu Hagar, cega de medo e exaustão, com segurança até o poço.
Deus também quer conduzir você. Ele a conduz o tempo todo no meio das pessoas, dos acontecimentos e das circunstâncias de sua vida. Ele é o Bom Pastor que conduz seu rebanho (Salmo 23.2,3).
• Provisão: Quando Deus abriu os olhos de Hagar, “viu ela um poço de água”. Ao notar a terrível situação de Hagar, Deus lhe proporcionou uma nascente, uma fonte, a própria vida! Quando Hagar estava no auge do desespero, Jeová-jire concedeu-lhe a fartura de um poço, não apenas um copo de água!
Se você estiver caminhando na presença de Deus hoje - e todos os dias - receberá a promessa de que Ele lhe fornece toda a provisão necessária. Você poderá dizer como o salmista: “O Senhor é o meu pastor; nada me faltará” (Salmo 23.1)! E poderá juntar-se ao coro das gerações de crentes que cantam: “Tudo o que necessito vem das mãos do Senhor.”
REFERENCIAS
ACADEMIA DE MULHERES
Comentários
Postar um comentário