Mulheres da Bíblia – Lia (Gênesis)
Lia tinha os olhos baços... Gênesis 29.17
Não seja o adorno das esposas o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário; seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível de um espírito manso e tranqüilo, que é de grande valor diante de Deus (1 Pedro 3.3,4). Estes versículos da Bíblia fornecem às servas de Deus de todas as eras padrões para o tipo de beleza que Ele valoriza. Grave em seu coração os conselhos de Deus sobre a beleza: Cultive a beleza de seu coração. Deus valoriza o caráter piedoso, que sempre brilha por meio do comportamento exterior. Portanto, preocupe-se em enfeitar seu coração, seguindo os passos de Jesus. Aprimore a beleza de um espírito sereno e gentil. Este é o seu ornamento mais precioso. Deus valoriza a graça de um espírito calmo e tranqüilo, e não roupas e jóias caras. Preocupe-se com a beleza interior, que é preciosa aos olhos de Deus. É somente a Deus que você deve honrar. Seu supremo objetivo na vida deve ser agradar a Ele. Lia, uma das servas do Senhor, foi destinada a viver à sombra de sua bela irmã, Raquel. Além de ser menos atraente que sua irmã, Lia - cujo nome significa “cansada” ou “enfraquecida por doença”-, também tinha um defeito físico. A Bíblia menciona que seus olhos eram baços, desbotados e inexpressivos. Olhos como os dela eram considerados defeituosos. Você não se sente feliz por Lia, e por si mesma, pelo fato de Deus preocupar-se mais com a beleza interior? Você deve sentir-se feliz “porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração” (1 Samuel 16.7). Tome a iniciativa de cultivar sua beleza interior, que é preciosa aos olhos de Deus, passando uma parte de cada dia na presença do Senhor e contemplando sua beleza (Salmo 27.4). E, enquanto estiver contemplando a glória do Senhor, você será transformada à sua imagem pelo Espírito do Senhor (2 Coríntios 3.18). Só assim você será verdadeiramente bela... aos olhos de Deus!
À noite, conduziu a Lia, sua filha, e a entregou a Jacó... Gênesis 29.23
Labão, pai de Lia, era um mestre em enganar as pessoas e, infelizmente, usou Lia como marionete em um de seus esquemas mais astutos. Por causa de seu pai, Lia foi usada, maltratada e rejeitada. Observe estes detalhes:
• Jacó, primo de Lia e Raquel, que veio de uma terra distante, chegou à casa de seus parentes em Padã-Arã para encontrar uma noiva (Gênesis 28.2).
• Raquel, a bela irmã de Lia, conheceu Jacó à beira do poço da cidade, e os dois apaixonaram-se à primeira vista.
• Labão, pai de Raquel, contratou Jacó para trabalhar sete anos para ele em troca da mão de Raquel. Na noite do casamento, Labão substituiu Raquel por Lia, a qual tinha um defeito físico.
• O resultado? Lia foi usada pelo pai, rejeitada pelo marido e invejada pela irmã (Gênesis 30.1). A decepção faz parte da vida, mas estando com Deus você pode sair vitoriosa. Como tem sido sua vida? Que decepções você já enfrentou? Você já foi usada injustamente por alguém? Enganada por um amigo, amiga ou parente? Rejeitada por alguém que você amava e em quem confiava? Console-se, porque Deus transforma as cinzas de sua vida em beleza (Isaías 61.3). Lia não era bonita - as circunstâncias de sua vida também não eram -, mas Deus lhe concedeu beleza em troca dessas cinzas. Analise o final da vida de Lia e veja a beleza que emergiu das cinzas de sua decepção:
• Ela teve um marido. Por ter olhos defeituosos, provavelmente não teria se casado.
• Ela teve filhos. Provavelmente nunca teria tido filhos.
• Ela foi a mãe de seis dos 12 homens que lideraram as 12 tribos de Israel (Gênesis 35.23).
• Ela foi mãe de Judá, de cuja descendência nasceria o Salvador, Jesus Cristo (Apocalipse 5.5).
• Ela, e não Raquel, foi a esposa legítima de Jacó (Gênesis 49.31). Junte as cinzas de sua vida, minha amiga, e ofereça-as a Deus. Permita que Ele as transforme em algo belo... no tempo dele.
Esta vez louvarei o Senhor. Gênesis 29.35
pode haver arco-íris sem nuvens e tempestade. E Lia, uma das amadas servas de Deus, teve uma vida cheia de nuvens e de Tempestades. Talvez sua vida seja como a de Lia. Se fosse contá-la, certamente mencionaria algumas nuvens... Todos nós sofremos decepções e carências, perdas e tristezas. Todos nós temos sonhos c esperanças desfeitos. Todos nós temos de lutar contra tempestades, problemas e conflitos com o cônjuge ou o filho, com um parente ou vizinho, com o chefe ou colega de trabalho. Sejam quais forem as nuvens e as tempestades que você tem enfrentado, sua vitória sobre elas representa um arco-íris brilhante da misericórdia de Deus. Quando Deus extrai algo maravilhoso de uma vida cheia de sofrimentos, isso passa a ser um tributo à sua bondade. Você não está feliz por Lia ter sido vitoriosa em sua vida tão cheia de problemas? Vivendo um casamento sem amor, Lia foi forçada a dividir o marido com sua irmã mais nova. Porém, conforme determinado por Deus, Lia foi a esposa que gerou vários filhos a Jacó. O filho n° 1 recebeu o nome de Rúben. O filho n° 2 recebeu o nome de Simeão. O filho n° 3 recebeu o nome de Levi. O filho n° 4 recebeu o nome de Judá, que significa “louvor”. Finalmente o arco-íris ficou completamente visível no céu, e ouviu-se a canção de louvor entoada na tenda de Lia: “Esta vez louvarei o Senhor!” Sim, louvor profético saiu da boca de Lia. Verdadeiramente esse quarto filho seria importante, porque, por meio de Judá, o Messias viria ao mundo. Todas as gerações louvariam o nome de Judá! O arco-íris ficou completamente visível, pois Lia submeteu-se à vontade de Deus e, assim, ela saiu vitoriosa. Finalmente Lia parou de lamentar a falta de amor de Jacó por ela e decidiu descansar no amor de Deus. Lia não mais necessitava de pessoas para fazê-la feliz. Encontrou em Deus uma fonte de alegria e um motivo de louvor. O arco-íris estava completamente visível! Você vai seguir os passos de Lia rumo à vitória, minha querida? Você vai louvar o Pai sábio, amoroso e fiel... mesmo através de lágrimas v em tempos sombrios? Você vai descansar no amor de Deus e oferecer- lhe o louvor que preenche o arco-íris de sua misericórdia com cores vivas e alegres? Pare por alguns instantes... ore um pouco... e louve a Deus sempre!
...ali sepultei Lia. Gênesis 49.31
As vezes a vida termina de forma dramática, mas a vida de Lia terminou de forma tranqüila, como o pavio de uma vela queimando lentamente até apagar. Sem alvoroços. Sem estremecimentos. Apenas a quietude da morte. A única menção à morte de Lia é encontrada nas palavras de seu marido, Jacó, pouco antes de morrer: “Ali supultei Lia.” Como foi triste a vida de Lia! Apesar de ter-se casado com o patriarca Jacó, Lia nunca foi amada pelo marido. Sua vida foi cheia de sofrimento e tristeza, desânimo e desapontamentos, contrariedades e humilhações. Porém, enquanto Lia vivia corajosamente à sombra do cintilante amor de Jacó e Raquel, recebeu três bênçãos indescritíveis:
• Lia foi abençoada por Deus com seis filhos para amar. Um deles foi Judá, de cuja descendência nasceu o Salvador Jesus Cristo.
• Lia foi sepultada no mesmo túmulo onde Jacó foi posteriormente sepultado. Foi Lia, e não Raquel, que ficou ao lado de Jacó no túmulo da família.
• Lia foi relacionada na lista das “celebridades” de Deus. O nome Lia, que significa “fraca” ou “fraqueza”, figura ao lado dos poderosos gigantes da fé - Abraão, Isaque e Jacó - e de suas ilustres esposas, Sara e Rebeca. A vida de cada um de nós tem vales escuros e sombrios. Como prosseguir em meio a preocupações e desgostos? Aprenda com Lia as seguintes lições que ela recebeu de Deus nos vales sombrios da vida: Lição n° 1: Olhe a vida como um todo. Os principais propósitos de Deus são conseguidos no decorrer de toda a sua vida, e não em momentos isolados, em um dia, em um ano ou em uma década. O mais importante de tudo é a soma total de suas contribuições, e não dos débitos ao longo do caminho. Se você for uma esposa dedicada, mãe amorosa e bênção para as pessoas que a rodeiam, estará dando uma contribuição tão grande ao reino de Deus que jamais poderá ser totalmente avaliada. Lição n° 2: Ame durante toda a vida. Ame com generosidade, com liberalidade, em profusão, copiosamente; ame o mais que puder. Deus avalia sua vida não pelo que você recebe, mas pelo que você oferece.
No fim, Lia, e não Raquel, é que foi sepultada no túmulo da família, no qual Jacó foi sepultado posteriormente. No fim, Lia, e não Raquel, é que foi incluída na lista dos principais casais de patriarcas, por meio de quem Deus estendeu a promessa de um Salvador. Lia é mencionada ao lado de Abraão, Isaque e Jacó, junto com Sara e Rebeca. No fim, a fiel Lia recebeu a homenagem que nunca chegou a conhecer durante os dias em que viveu aqui na terra. Assim como Lia, você está sendo chamada a permanecer fiel... até o fim. A homenagem nem sempre é prestada no decorrer da vida. Talvez sua trajetória seja forrada de flores, mas a coroa do vencedor não é concedida antes do final da luta. Apesar das barreiras ou obstáculos em seu caminho rumo à glória, apesar das tristezas e desapontamentos em sua jornada rumo ao paraíso, você deve voltar seu olhar unicamente para o Senhor. Ele está a postos... no fim, está pronto a receber você... no fim, recompensará você... no fim. Aguarde, minha querida. Aguarde “a nota 10” de Deus. Ela lhe será concedida, mas só... no fim.
REFERENCIAS
Mulheres Que Amaram A Deus: 365 DIAS COM AS MULHERES DA BÍBLIA Livro por Elisabeth George
Comentários
Postar um comentário