Há paz no "Não"
22 de abril
Há Paz no “Não’
E que a paz (a harmonia da alma que vem) de Cristo governe (atue como árbitro continuamente) nos seus corações [decidindo e determinando em caráter definitivo todas as questões que surgirem nas suas mentes, naquele estado pacífico] no qual como [membros do] corpo [de Cristo] vocês também foram chamados [a viver], COLOSSENSES 3:15
Uma pessoa confiante pode dizer “não” quando for preciso. Ela pode suportar o desprazer das pessoas e é capaz de raciocinar que, se a pessoa decepcionada quiser verdadeiramente ter um relacionamento com ela, superará a sua decepção e irá querer que ela seja livre para tomar as suas próprias decisões. Ela entende que querer agradar aos outros pode ser uma armadilha que impede que ela seja livre para dizer “não”. Às vezes, você precisa dizer “não” aos outros para poder dizer “sim” a si mesmo, do contrário, acabará ficando amargo e ressentido, sentindo que em algum ponto desse processo de tentar manter as pessoas felizes, você perdeu a si mesmo. Você é valioso, e precisa fazer as coisas que você quer fazer, tanto quanto fazer as coisas pelos outros. Quando realmente sentir que precisa dizer “não”, você não precisa ex- plicar o motivo. As pessoas costumam querer que justifiquemos as nossas decisões, e na verdade não precisamos fazer isso. Tento ser guiada pelo Espírito de Deus — outra maneira de dizer isso é que tento ser guiada pelo meu coração — e às vezes nem eu mesma entendo plenamente por que sinto que algo não está bem. Mas aprendí que quando me sinto assim, não devo agir contra a minha própria consciência para fazer com que todos fiquem felizes comigo. Costumo dizer: “Eu simplesmente não sinto paz com relação a isso” ou “Não sinto que isso está certo”, ou apenas dizer “Não quero” é suficiente. Não há nada de errado em dizer o motivo, se você tiver um, mas creio que às vezes extrapolamos tentando nos explicar. Se uma pessoa ofendida não quiser entender, ela nunca entenderá, por mais motivos que você der. Siga o seu coração e mantenha a sua paz. Diga “não” quando for preciso e “sim” quando tiver de dizer.
Confia nele * Às vezes, é preciso ter fé para dizer “não”. Deus quer que o seu coração fique em paz. Coloque a sua confiança nele e não tenha medo de dizer “não”.
Comentários
Postar um comentário