Deixe-me Ver o Domínio Próprio

 18 de junho

· “Deixe-me Ver o Domínio Próprio”



 E todos os seus filhos [espirituais] serão discípulos [ensinados pelo Senhor e obedientes à Sua vontade], e grande será a paz e a tranquilidade imperturbável dos seus filhos. ISAÍAS 54:13 

Nossas emoções tendem a subir e baixar como as ondas do mar. Seria muito bom se elas simplesmente pedissem permissão para ir e vir, mas isso não acontece. Elas simplesmente fazem o que querem, sem qualquer aviso. Uma criança rebelde faz muitas coisas sem a permissão dos pais, e simplesmente desejar que a criança não faça isso não muda nada. Os pais precisam disciplinar a criança para gerar essa mudança. O mesmo princípio se aplica às emoções. Elas geralmente são como crianças rebeldes, e quanto mais tiverem permissão para fazer o que querem, mais difícil será controlá-las. Minha filha Sandy e seu marido Steve têm filhas gêmeas. Sandy e Steve estudaram técnicas de criação de filhos, e uma coisa que eles trabalham muito com suas filhas é o domínio próprio. É interessante ver como isso funciona para elas. Uma ou as duas crianças podem estar se comportando emocionalmente. Elas podem estar zangadas ou sendo egoístas, e um dos pais diz: “Meninas, vamos ter um pouco de domínio próprio. Vamos lá, deixem-me ver 0 domínio próprio”. Esse é o sinal para as meninas cruzarem as mãos no colo e ficarem sentadas quietinhas até se acalmarem e se com- portarem corretamente. Funciona lindamente! Será mais fácil as gêmeas controlarem as suas emoções como adultas, porque elas estão aprendendo a fazer isso cedo na vida. Passei os primeiros dezoito anos da minha vida em uma casa na qual as emoções eram voláteis, e parecia normal eu deixar que elas governassem. Aprendí que se você não conseguisse o que queria, você gritava, discutia e ficava irado até conseguir que as coisas fossem do seu jeito. Aprendí a manipular as pessoas fazendo com que elas se sentissem culpadas. Aprendí desde muito pequena a agir emocionalmente, e levei muitos anos para desaprender o que eu havia aprendido. Encorajo você a se controlar e ensinar os seus filhos desde cedo a fazerem o mesmo. Se for tarde demais para isso, comece onde você está agora, porque nunca é tarde demais para fazer a coisa certa.

 (Confia nele * Em uma escala de 1 a 10, com que frequência você demonstra domínio próprio? É preciso prática e encorajamento da Palavra de Deus para viver assim, mas você pode confiar que Deus, como seu Pai amoroso, ajudará você a chegar lá.

Comentários

Postagens mais visitadas da semana

O Descanso de Deus para Você

Senhor Deus, tu o sabes

Confiando Quando Não Entendemos

Mulheres da Bíblia Sara (Gênesis)

Não reclame de nada

Profetize o seu futuro!

Confia no SENHOR de todo o teu coração