Mulheres da Bíblia – Parteiras Hebreiais (Êxodo)
... se for filho, matai-o... Êxodo 1.16
Cada problema requer uma solução, e o Faraó do Egito tinha um problema que precisava de uma solução urgente. No final do livro de Gênesis, José, filho de Raquel e Jacó, era um líder poderoso no Egito. Durante um período de fome devastadora, o Egito era o único lugar onde havia alimento. Em razão disso, Jacó e seus outros 11 filhos mudaram-se para o Egito, e ali sua família reuniu-se a José, desfrutando anos maravilhosos de convivência e crescendo espantosamente. “Entrementes, se levantou novo rei sobre o Egito, que não conhecera a José. Ele disse ao seu povo: Eis que o povo dos filhos de Israel é mais numeroso e mais forte do que nós.”
• O problema: O crescimento rápido do número de israelitas.
• A solução: Matar todos os bebês do sexo masculino assim que nascessem.
• Os meios: As parteiras hebréias, Sifrá e Puá. Essas duas mulheres hebréias eram parteiras profissionais, que ajudavam as mulheres, no momento do parto, e os bebês recém-nascidos. A ordem para matar os bebês que elas ajudavam a trazer ao mundo trouxe-lhes um problema de natureza pessoal.
• O problema: A ordem para matar todos os bebês hebreus do sexo masculino.
• A solução: “As parteiras, porém, temeram a Deus e não fizeram como lhes ordenara o rei do Egito; antes, deixaram viver os meninos.” Cada problema na vida põe à prova a sua fidelidade a Deus. Cada problema apresenta uma indagação: “A quem você deve obedecer?” Tenha a mesma coragem daqueles que viveram antes de você e optaram por obedecer a Deus, e não ao homem. Tenha a mesma coragem dos apóstolos que, ao receberem a ordem de _nãov pregar o evangelho de Jesus Cristo, responderam: “Julgai se é justo diante de Deus ouvir-vos antes a vós outros do que a Deus” (Atos 4.19]. “Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens” (Atos 5.29). Tenha a mesma coragem de Sifrá e Puá (duas mulheres que temeram e honraram a Deus como você), que arriscaram a vida, ao desobedecer à ordem de Faraó para matar os bebês, porque eram tementes a Deus. Tenha coragem as vezes que tiver de responder à pergunta: “A quem devo obedecer?”
As parteiras, porém, temeram a Deus... Êxodo 1.17 que significa “temer” a Deus? Há duas palavras hebraicas para "temor”: uma indica reverência, e a outra, terror. Por ser uma serva de Deus, uma mulher que teme ao Senhor, sua vida deve caracterizar-se pelas evidências relacionadas abaixo. Observe que tanto a reverência como o terror estão refletidos nessas qualidades, que (presumivelmente) descrevem sua atitude em relação a Deus. A mulher que teme ao Senhor:
• Abomina desagradar a Deus.
• Almeja a proteção de Deus.
• Reverencia a santidade de Deus.
• Submete-se com alegria à vontade de Deus.
• É grata pelo que Deus lhe concede.
• Adora a Deus com sinceridade.
• Obedece conscientemente aos mandamentos de Deus.
Por ser uma mulher temente ao Senhor, seu respeito a Deus deve brotar de seu amor.a Ele, levando-a a ter o cuidado de não ofendê-lo e de fazer o possível para agradá-lo em tudo. Sifrá e Puá nos dão um bom exemplo do que significa temer a Deus. Sendo parteiras hebréias por profissão, foram incumbidas pelo Faraós do Egito a matar todos os bebês do sexo masculino nascidos de qualquer mulher hebréia. O que você faria em tal situação? A Bíblia nos diz que Siírá e Puá “temeram a Deus e não fizeram como lhes ordenara o rei do Egito; antes, deixaram viver os meninos”. A decisão tomada por ambas de desobedecer à ordem de Faraó revelou muita coragem e grande amor por Deus. Elas avaliaram o preço (a própria vida de cada uma delas!), mas, por serem tementes a Deus, obedeceram a Ele, e não ao homem. Puseram em prática o “temor ao Senhor” e demonstraram virtudes admiráveis, de caráter piedoso. Você é uma mulher que teme ao Senhor? Seu amor por Deus evidencia-se em cada detalhe de sua vida diária? A partir de agora, passe um pouco mais de tempo em oração e entregue sua vida ao Senhor, reverenciando a santidade dele com mais fervor, submetendo-se à sua vontade e obedecendo à sua Palavra, Estão se canse de agradecer suas numerosas bênçãos, Adore_a_ Deus agora! Porque “a misericórdia do Senhor, é de eternidade a eternidade. Sobre os que o temem" Salmos 103.17, destaque da autora)!
...Deus... lhes constituiu família. Êxodo 1.21
Tempos sombrios pairavam sobre o povo de Deus.., O número de israelitas no Egito aumentava cada vez mais, portanto o Faraó ordenou, às parteiras do Egito que ajudavam as mulheres hebréias no momento do parto que matassem todos os recém-nascidos do sexo masculino. Porém, Sifrá e Puá, provavelmente as supervisoras do serviço de outras parteiras, recusaram-se a matar os bebês. Sifrá e Puá “temeram a Deus” e arriscaram a vida a fim de salvar muitos recém-nascidos judeus. A bondade dessas duas parteiras para com o povo judeu não passou despercebida por Deus. Ele viu o carinho de ambas para com seu povo escolhido e abençoou-as por terem sido obedientes a Ele. Deus abriu as janelas do céu e recompensou essas duas mulheres que se recusaram a fazer mal a seus filhos. Quais foram as bênçãos recebidas por Sifrá e Puá?
Bênção n° 1: Deus as protegeu de Faraó. “Deus fez bem às parteiras” por elas terem desobedecido à ordem de Faraó. Ele preservou a vida de ambas. Aqueles que temem ao Senhor recebem sua proteção; “0 anjo do Senhor acampa-se ao redor daqueles que o temem e os livra”. (Salmo 34.7). De fato, aquele que teme ao Senhor descansará sombra do Onipotente”. (Salmo 91.1).
Bênção n° 2: Deus lhes constituiu família. “E porque as parteiras temeram a Deus, ele lhes constituiu família.” Provavelmente Sifrá e Puá eram mulheres dé idade avançada e solteiras. Como prêmio por sua bondade, Deus as abençoou com o que elas mais desejavam: uma família: Deu-lhes um marido, ajudou-as a formar uma família, abençoou seus„ filhos, e elas prosperaram em tudo o que fizeram. Sifrá significa “fecunda’’ e Puá significa “parto”, e Deus as abençoou de acordo com o nome de cada uma,... Querida filha de Deus, o que Ele pede a você para poder abençoá-la abundantemente? Em uma palavra, obediência. Sifrá e Puá temeram e obedeceram ao Senhor, para ter uma vida de obediência como a delas? Responda a estas perguntas... e obedeça! , O que Deus ordena em sua Palavra?
REFERENCIAS
Mulheres Que Amaram A Deus: 365 DIAS COM AS MULHERES DA BÍBLIA Livro por Elisabeth George
Comentários
Postar um comentário