Os Verdadeiros Relacionamentos Valem a Pena
19 de agosto
Os Verdadeiros Relacionamentos Valem a Pena
Porque Eu lhes dei isto como exemplo, para que vocês [por sua vez] façam o que Eu fiz a vocês.
JOÃO 13:15
Jesus não desperdiçava Seu tempo, de modo que podemos presumir que tudo que Ele fazia era significativo e contém uma grande lição a ser aprendida. Vamos pensar na vez que Ele decidiu lavar os pés dos Seus discípulos (ver João 13:1-17). De que se tratava tudo aquilo?
Jesus era e é o Filho de Deus. Na verdade, Ele é Deus manifestado na segunda pessoa da Trindade. Portanto, basta dizer que Ele é realmente importante e certamente não teria de lavar os pés de ninguém, principalmente daqueles que eram Seus alunos. Mas Jesus fez isso porque queria ensinar- lhes que eles podiam estar em uma posição de autoridade e ainda ser servos ao mesmo tempo.
Pedro, o discípulo mais veemente, se recusou resolutamente a deixar Jesus lavar os seus pés, mas Jesus disse que se não lavasse os pés de Pedro, eles dois não podiam ser amigos de verdade. Em outras palavras, eles tinham de estar fazendo coisas um pelo outro para que o relacionamento deles fosse saudável e forte.
Decidi há alguns anos que eu não estava mais disposta a ter relacionamentos unilaterais — relacionamentos nos quais sou a única pessoa que dá e a outra pessoa só recebe. Esse tipo de interação não é a verdadeira amizade, e sempre acaba gerando ressentimento e amargura em algum momento. Não apenas deveríamos fazer coisas uns pelos outros, como na verdade precisamos fazer coisas uns pelos outros. Isso faz parte da arte de manter bons relacionamentos.
Dar nem sempre tem de ser uma resposta a uma necessidade desesperada. Podemos ser guiados a fazer alguma coisa por pessoas que não parecem precisar do que podemos fazer por elas. Se não existe uma necessidade, então por que fazer alguma coisa? Simplesmente porque dar em qualquer nível nos impede de ser gananciosos, além de encorajar as pessoas e as fazerem se sentir amadas — e todos nós precisamos nos sentir amados, independentemente de quantas “coisas” tenhamos.
Confia Nele * Confie em Deus o suficiente para estar disposto a fazer sacrifícios para servir e abençoar os outros, e Ele sempre cuidará de você!
Comentários
Postar um comentário