Pare de Analisar Excessivamente as Coisas
26 de setembro
Pare de Analisar Excessivamente as Coisas
Ú, [homens, como é pequena a confiança que vocês têm em Mim, como] é pequena a sua fé!
MATEUS 16:8
Se você quer ter alegria, precisa parar de tentar entender tudo. Você precisa parar de deixar os seus problemas ficarem remoendo em sua mente. Precisa parar de procurar ansiosamente uma resposta para a sua situação, tentando descobrir o que deve fazer a respeito dela.
Quando Jesus viu que os Seus discípulos estavam tentando “entender” o que fazer sobre o fato de eles terem se esquecido de levar pão para alimentar a multidão, Ele lhes disse: Ó homens de pequena fé, porque vocês estão debatendo entre vocês?” (Mateus 16:8).
Passei muitos anos tentando resolver os meus próprios problemas, e finalmente descobri que não é a vontade de Deus para mim que eu faça isso. Tudo o que os meus esforços fizeram foi me deixar frustrada, além de mais egoísta e egocêntrica. Eu focava em mim mesma e esperava que todos os outros focassem em mim também. Eu contava com os outros (e comigo mesma) para fazerem por mim o que só Deus podia fazer.
Nós racionalizamos e tentamos entender as coisas, perguntando: “Por que, Deus, por quê?” e “Quando, Deus, quando?” Queremos saber as respostas para as nossas situações para que não seja necessário confiar em Deus. Não queremos surpresa alguma; queremos estar no controle, porque temos medo de que as coisas não saiam do jeito que queremos. Esse desejo impulsivo de estar “no controle” geralmente produzirá uma coisa — uma mente permeada de raciocínios excessivos.
“Por que, Deus, por quê?” e “Quando, Deus, quando?” são duas perguntas que podem nos manter frustrados e nos impedir de desfrutar a vida que Jesus morreu para nos dar. Muitas vezes não entendemos o que Deus está fazendo, mas é nisso que se resume a confiança. Ninguém diz que temos de saber tudo; ninguém nunca nos disse que temos de entender tudo. Precisamos estar satisfeitos em conhecer Aquele que sabe, que é Deus. Precisamos aprender a confiar em Deus, e não em nós mesmos.
Confia Nele * Pare de analisar excessivamente as coisas. Confiança significa não precisar saber “por que” e “quando” para estar em paz.
Comentários
Postar um comentário