Seja Autoconsciente e Faça o que É Certo
29 de novembro
Seja Autoconsciente e Faça o que É Certo
Portanto, você não tem desculpa, defesa ou justificativa, ó homem, quando julga e condena outro. Pois ao se colocar em posição de juiz e decretar sentença sobre outro, você condena a si mesmo, porque você, que julga, está praticando habitualmente exatamente as mesmas coisas [que censura e denuncia], ROMANOS 2:1
O autoengano é um dos nossos maiores problemas como seres humanos. Vemos fácil e rapidamente o que está errado com os outros, mas raramente vemos o que está errado conosco — se é que o fazemos. Julgamos os outros, e o Senhor nos diz que não há justificativa para isso. Por que julgaríamos alguém pela mesma coisa que fazemos? Porque olhamos para os outros através de uma lente de aumento, mas vemos a nós mesmos através de óculos cor de rosa, um vidro colorido que torna tudo adorável, quer seja assim realmente ou não. Em nosso modo de pensar, não existe nenhuma justificativa para o comportamento errado dos outros, mas para nós sempre há. Parece que sempre temos algum motivo válido pelo qual nos comportamos mal, que nos isenta de sermos responsáveis. Por exemplo, alguém pode agir de forma grosseira conosco, e achamos indesculpável a pessoa nos tratar assim. Podemos ter tratado alguém da mesma maneira em outro momento, mas justificamos isso porque nos sentíamos mal ou tivemos um dia ruim no trabalho. Na verdade, devemos julgar honestamente o nosso próprio comportamento em vez de julgar o comportamento dos outros, porque a Palavra nos diz que não nos pedirão para prestar contas da vida deles, mas da nossa (ver Romanos 14:10). Quando Deus me adverte pelo meu comportamento em um relaciona- mento, isso é particularmente difícil para mim se eu sinto que a outra pessoa faz a mesma coisa que Deus está me pedindo para mudar. Eu já disse a Deus mais de uma vez: “Isto não é justo. E a outra pessoa?” Deus sempre me lembra de que quando e como Ele vai corrigir a outra pessoa é problema dele. Nossa responsabilidade é seguir a Deus e obedecer-lhe, e não apontar os defeitos das outras pessoas ou a maneira como elas vivem suas vidas.
(Confia nele * Sejamos tão perdoadores com os outros quanto somos com nós mesmos. Não se preocupe com os erros dos outros, mas confie em Deus para corrigir o comportamento deles da maneira e no tempo dele, e ouça quando Ele escolher corrigir o seu.
Comentários
Postar um comentário