O Domínio Próprio É um Fruto do Espírito
3 de março
Mas 0 fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, bondade, benignidade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.
GÁLATAS 5:22-23 (NVI)
Não é de admirar que nós, humanos, queiramos controlar as coisas... existem tantas coisas fora do nosso controle! Mas, infelizmente, em vez de tentar controlar a nós mesmos, costumamos tentar controlar as circunstâncias ou as pessoas que nos cercam.
Passei anos tentando controlar as pessoas que faziam parte da minha vida e as circunstâncias que me cercavam, porque eu tinha medo de ser magoada ou que se aproveitassem de mim. Mas o que consegui foi uma frustração e uma ira constantes. Levei muito tempo para entender que as pessoas reagem de forma muito defensiva quando tentamos controlá-las. Todos temos o direito, dado por Deus, à liberdade de escolha, e as pessoas se ressentem de qualquer um que tente tirar isso delas. Finalmente, percebí que o que eu estava fazendo não provinha de Deus e, portanto, nunca iria dar certo. Eu não apenas nunca teria paz por causa do meu comportamento, como também estava afastando a maioria das pessoas com quem desejava ter um relacionamento.
Deus deseja que usemos as maravilhosas ferramentas que Ele nos deu para controlarmos a nós mesmos em vez de tentarmos controlar as pessoas e situações. Ele nos deu a Sua Palavra, o Seu Espírito Santo, e uma enorme variedade de bons frutos que podemos desenvolver. O domínio próprio é realmente o fruto de uma vida guiada pelo Espírito. Se você tem a tendência de querer controlar as pessoas e as circunstâncias de sua vida, quero sugerir enfaticamente que você desista disso e volte o seu foco para o desenvolvimento do seu domínio próprio.
Embora aprender a controlar a nós mesmos exija paciência e tolerância, vale a pena no final. As circunstâncias podem exercer muito menos controle sobre nós se a nossa reação aos problemas for usar o domínio próprio.
( Confia nele · Quando foi a última vez que você tentou controlar o comportamento de alguém? Na próxima vez que você for tentado a fazer isso, volte o seu foco para o desenvolvimento do seu domínio próprio, e coloque a sua confiança em Deus para mudar a outra pessoa, se Ele assim o desejar.
Comentários
Postar um comentário